Vôlei

Diminuidor de Gordura

Os Benefícios do vôlei para a saúde

Os esportes são muito famosos por proporcionar bom condicionamento físico, deixar o corpo em forma e ainda por cima conseguem evitar muitas doenças, principalmente aquelas relacionadas ao sistema circulatório, respiratório e cardíaco. O voleibol ou simplesmente vôlei se tornou muito popular no mundo todo e especialmente no Brasil onde os nossos atletas ganham competições mundiais constantemente.

Agilidade

O vôlei é um esporte que exige rapidez, não apenas do corpo, mas principalmente de pensamento. Saber exatamente qual estratégia no momento em que a bola vier em sua direção é uma das necessidades desse esporte. Assim, ele não treina apenas o condicionamento físico como também exercita a capacidade da mente de fornecer respostas rápidas e certeiras. Isso também previne patologias de causa desconhecida como o Mal de Alzheimer.

Benefícios do Vôlei

Coordenação

Outro benefício para a mente e para o corpo. Os movimentos que são realizados no vôlei não são comuns, ou seja, não são hábitos do nosso dia a dia e, portanto podemos sentir um pouco de dificuldade de realiza-los. Para quem não tem esse costume, mover pernas e braços e determinada direção em um movimento exato para cada parte do corpo pode ser um desafio e tanto. Esse esporte faz esse tipo de treino ser constante e você consegue levar isso para o seu dia a dia, principalmente para aqueles que possuem um trabalho braçal.

Perda de peso

A grande maioria dos esportes proporciona perda de peso rápido e de forma saudável. Isso ocorre porque esse tipo de atividade física movimenta todo o corpo aumentando o gasto calórico. Com apenas 1 hora e 30 minutos de exercício você consegue perder, aproximadamente, 600 kcal.

Ganho de massa muscular

Quem pensa que o vôlei trabalha apenas com o condicionamento aeróbico, está completamente enganado. Como são necessários movimentos rápidos, precisos e com intensidade, o ganho de massa muscular é estimulado. O ataque, o salto vertical e a arrancada rápida são os principais movimentos que geram hipertrofia muscular. Os principais músculos trabalhados são: tríceps, costas, abdome, antebraço e pernas.

Sistema cardiorrespiratório

O vôlei é um esporte que exige um bom condicionamento físico e se você não o possui não se preocupe. Irá adquiri-lo com o tempo.  Pessoas com problemas cardíacos e respiratórios precisam tomar alguns cuidados na hora de realizar atividades físicas por conta própria. O ideal é procurar um profissional especialista para passar as orientações de forma correta.

Cuidados para a prática do Vôlei

Alguns cuidados são necessários para a prática desse esporte. Realizar o alongamento da forma correta e fazer um pequeno aquecimento antes dos treinos é essencial e muito importante para evitar a formação de lesões. Os locais que estão mais propensos a sofrer contusões são os joelhos, ombros e as costas. Beber bastante líquido e manter uma alimentação saudável e balanceada é uma dica preciosa. Se você está um pouco acima do peso, a chance de sofrer lesões nos joelhos e tornozelos durante um salto são bem maiores.

por Elaine Leite

Deixe uma resposta