Saúde e Nutrição para mulheres grávidas

Diminuidor de Gordura

Durante esta linda fase da vida a mulher gravida tem necessidades nutricionais especiais. Esse post foi feito para você futura mamãe. Com conselhos que serão imprescindíveis para ajudar você e seu bebê se manterem saudáveis.

Consulte o seu médico. Toda mulher grávida precisa visitar um médico regularmente. Só que ele pode ter certeza que você e seu bebê estão saudáveis. Seu médico também pode prescrever uma vitamina segura, suplemento mineral, e qualquer suplemento que você possa precisar.

Elaborar um plano alimentar com ajuda do próprio medico ou de um nutricionista. Seu plano deverá conter os alimentos e as quantidades que são necessárias para você. Discuta com o profissional sobre seus gostos e suas preferências para uma estimativa do que e quanto você precisa comer.

Alimentos Ricos em Vitaminas importantes para gestantes

Alguns alimentos são enriquecidos com vitaminas e minerais e podem ajudar a atender às necessidades nutricionais durante a gravidez ou amamentação. Exemplos de vitaminas e minerais em alimentos:

  • Vitamina D – leite, incluindo o leite livre de gordura e baixo teor de gordura, normalmente é enriquecido com vitamina D. O iogurte também pode ser enriquecido com vitamina D. Alguns sucos enriquecidos com cálcio e leite de soja ,também têm vitamina D adicional. Verifique o rótulo e escolha produtos com vitamina D.
  • Iodo – Escolha sal enriquecido com iodo, um mineral essencial. Escolha sal que é rotulado como “sal iodado”. Mas lembre-se: manter baixa a quantidade de sal e sódio que você consome.
  • O ácido fólico – pão enriquecido, farinha, massas, arroz, cereais e outros produtos são fortificados com ácido fólico. Muitos cereais também são fortificados com ácido fólico. Verifique o rótulo e escolha produtos com ácido fólico.
  • Ferro – A maioria dos grãos contem ferro. Opte pela maior variedade de alimentos que contenham ferro.

Necessidades nutricionais durante a gravidez

Quando você está grávida, você tem uma maior necessidade de algumas vitaminas e minerais. Em cada grupo de alimentos, é importante conhecer e escolher os que têm as vitaminas e minerais necessários para uma gravidez saudável. É bom evitar alimentos provenientes de açúcares e gorduras sólidas de alimentos como refrigerantes, sobremesas, frituras, queijos, leite integral e carnes gordas. Opte por alimentos de baixo teor de gordura, ou sem gordura, sem açúcar, ou sem adição de-açúcar. Eles têm menos ou nenhuma calorias, e são mais saudáveis.

frutas

Suplementos vitamínicos e minerais não podem substituir uma dieta saudável. A maioria dos médicos recomendam que as mulheres grávidas tomem um suplemento mineral e vitamina nos primeiros meses de gravidez e todos os dias, além de uma dieta saudável. Tomar um suplemento garante que você e seu bebê obtenham nutrientes suficientes importantes, como ácido fólico e ferro. Mas não exagere. Tomando em excesso pode ser prejudicial sua saúde e do seu bebê.

vitaminas-para-gravidas

Mulheres grávidas e mulheres que desejam engravidar não devem beber bebidas alcoólicas. As bebidas que contenham álcool incluem cerveja, vinho, licor, bebidas mistas, bebidas de malte, entre outras, O consumo de álcool durante a gravidez pode causar problemas comportamentais ou de desenvolvimento para o seu bebê e outros sérios problemas incluindo má formação.

Gêmeos, trigêmeos, Nascimentos múltiplos.

Se você está esperando mais de um bebê, você deve discutir o que e quanto comer com o seu médico ou profissional de saúde. Seus nutrientes e necessidades calóricas são maiores que os de mulheres que terão apenas um bebê. Você também deve visitar o seu médico com mais frequência do que as mulheres que estão esperando um bebê. Mulheres com mais de um bebê precisam ser monitoradas mais de perto. Esses bebês têm um risco muito maior de um nascimento prematuro.

por Elaine Leite

Deixe uma resposta