Nutrição Esportiva

Diminuidor de Gordura

Um fator que influencia  muito no desempenho físico é  a forma e o que comemos. A nutrição esportiva é uma área de pesquisa que veio justamente para oferecer uma melhor qualidade de alimentação aumentando o bom desempenho durante as atividades físicas e melhorando a performance. Ela também ajuda otimizar a recuperação dos músculos após o exercício.

Alimentação básica

Existem sete grupos alimentares principais que devem conter a nossa refeição: são os carboidratos, os lipídeos, as proteínas, água, sais minerais e as vitaminas. Nenhum desses grupos deve ser excluído de forma alguma da nossa alimentação, pois o nosso corpo precisa de todos eles para realizar as suas funções básicas, precisa até mesmo das gorduras. Nós precisamos realizar um balanço nutricional adequado para cada nutriente.

Pirâmide Alimentar
Pirâmide Alimentar

A nossa principal fonte energética vem dos carboidratos. A primeira fonte de energia que o corpo busca para realizar as suas atividades básicas, principalmente nos grandes esforços é o carboidrato. Em segundo lugar estão os lipídeos, aproximadamente depois de 25 minutos de atividade física o nosso organismo começa a consumir a gordura como fonte de energia. Por último vem as proteínas, mais ou menos depois de 1 hora de exercícios.

As quantidades normais que um indivíduo não praticante de atividades físicas necessita para suas necessidades básicas são 65% de carboidratos, 15% de proteínas e 25% de gorduras. Quando se inicia uma atividade que precisa de grande quantidade de glicogênio como a musculação, a quantidade de carboidratos também deve aumentar para que o músculo tenha energia suficiente para realizar os treinos. Aumentar a quantidade de proteínas também é necessário para a reconstituição muscular pós-treino.

Quantidade de água

Quanto mais gordura você tem no corpo menor será a quantidade de água. Quando sentimos sede é porque já perdemos 2% da nossa água corpórea e são necessários 1,4 litros de água para repor essa falta. Apenas essa pequena perda já é suficiente para a redução do desempenho do atleta. A desidratação é um problema grave e pode ocasionar as seguintes situações:

  • Aumento da viscosidade no sangue deixando o indivíduo mais propenso aos problemas circulatórios;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Problemas intestinais;
  • Redução do fluxo sanguíneo para os órgãos;
  • A capacidade de bombeamento do coração é diminuída;

Vitaminas e sais minerais

Esses dois nutrientes são abundantes em frutas, verduras e hortaliças. As mulheres devem aumentar a quantidade de cálcio se estão fazendo atividades físicas. Na verdade o cálcio deve ser abundante em todas as fases da vida da mulher, pois ela está mais propensa a adquirir a osteoporose. Consumir hortaliças de coloração verde escura, pois contém grande quantidade de ferro e evitar comer saladas que são temperadas com vinagre.

Alimentação para a Prática de Atividades Físicas
Alimentação para a Prática de Atividades Físicas

Nosso corpo precisa de um pouco de tudo para funcionar de forma satisfatória. Uma recomendação dos nutricionistas é realizar ingestão de alimentos pelo menos de 3 em 3 horas. Dietas malucas que retiram um grupo alimentar ou que focam toda a alimentação apenas em uma categoria devem ser completamente evitadas. Ter uma boa alimentação é ter boa saúde, afinal de contas nós somos o que comemos.

por Elaine Leite

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