Karaté

Diminuidor de Gordura

Chamado de caratê aqui no Brasil, essa modalidade esportiva cresceu no mundo todo e vem ganhando espaço também com o público feminino. Além de ser uma prática milenar criada pelos japoneses com grande influência chinesa, o karaté ajuda não apenas na defesa ou no ataque, mas também ajuda a melhorar a saúde e ainda dá para perder muitos quilos praticando-o com certa frequência.

Principais características do karaté

Essa luta combina golpes como socos, pontapés, bofetadas, joelhadas e muitos outros. Também são ensinadas técnicas de defesa como bloquear o ataque do oponente ou imobilizá-lo de forma que ele não consiga deferir mais golpes. As ideias que formam a base desse esporte são as técnicas básicas, usar essas técnicas em sequência como aprendizado prático e por fim a competição esportiva.

beneficios-karate

O karaté não é formado apenas de técnicas e habilidades para realizá-las. É necessário ter um bom condicionamento físico, principalmente cardiorrespiratório, equilíbrio, flexibilidade, velocidade e destreza na execução dos movimentos. Se você ainda não possui nenhuma dessas habilidades, o karaté é uma ótima forma de colocar os seus neurônios para praticar. Essa prática não se foca apenas no físico, mas também no espírito, ajudando a moldar o caráter e a forma de vida das pessoas.

Benefícios do karaté

  • O karaté possui todos os benefícios que a prática de qualquer esporte pode trazer:
  • Melhora do equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora, coordenação;
  • Reflexos mais rápidos e aguçados;
  • Aumenta a resistência e a força muscular, definindo da musculatura;
  • Melhora o condicionamento cardiorrespiratório;

Além de todos esses benefícios, no karaté podemos encontrar um lado do esporte que não se encontra facilmente nos outros. Ele ajuda a controlar emoções como o medo e a raiva, aumenta a segurança e a autoconfiança, incentiva ao esforço e perseverança. Ele é muito interessante para crianças que sofrem do Distúrbio do Déficit de Atenção e que têm problemas em se concentrar em determinada atividade.

A modalidade não precisa e não deve se focar apenas no ataque e sim como uma excelente técnica de autodefesa, muito importante para as mulheres de todas as idades que são vistas como alvo fácil para assaltos, por exemplo. Grande parte dos adeptos a essa prática não usam o esporte de forma competitiva, mas sim como forma de melhorar a saúde do corpo e da mente.

Também serve para fins estéticos, pois uma única aula é capaz de gastar mais de 500 calorias e ainda consegue deixar os músculos tonificados e modelados. Não é uma idade ideal para se iniciar o karaté apesar de ter como idade mínima adequada, 5 anos. A aula não é violenta como alguns podem pensar, pois o controle e respeito ao próximo são um dos ensinamentos praticados como base da filosofia dessa arte marcial.

por Elaine Leite

Deixe uma resposta