Dicas para uma Alimentação Saudável

Diminuidor de Gordura

Várias pessoas já ouviram a frase “você é o que come”, só que poucas seguem realmente o conselho embutido nela. Estima-se que 70 a 80% da nossa saúde depende exclusivamente da alimentação e o resto fica a cargo de exercícios físicos e fatores ambientais. Isso é apenas uma pequena noção que podemos ter de como uma boa alimentação é importante.

Carboidratos são amigos ou inimigos?

Depende. Existem carboidratos bons como os das frutas e os ruins como dos pães e biscoitos. Comer frutas além de ser saudável para o funcionamento do organismo fornece a nossa principal fonte de energia na medida certa. A quantidade ideal de frutas que devem ser consumidas por dia é, em média, seis. Frutas em grande quantidade também podem trazer problemas, afinal e contas, tudo em excesso é sobra.

Dicas para uma alimentação saudável
Dicas para uma alimentação saudável

Outro tipo de carboidrato que pode lhe beneficiar e muito é o do tipo complexo. Todo o tipo de produtos integrais como farinha, pão e biscoitos integrais são carboidratos complexos. A grande diferença deste tipo para o carboidrato comum é a não ocorrência do pico de insulina.

Quando ingerimos um pão, por exemplo, a insulina começa a ser liberada para poder carrear o açúcar do alimento. O problema é que chega um momento que não tem mais para onde mandar açúcar e adivinha para onde ele vai? Para a nossa barriga formando aqueles “pneus” que todo mundo detesta. Comendo carboidratos complexos você se livra desse pequeno problema.

Coma os alimentos na medida certa

Dietas que costumam restringir o consumo de alguns tipos de alimentos podem ser prejudiciais para a saúde. Podem ser uma ferramenta para quem quer perder peso rápido, mas não são recomendadas para serem mantidas por longos períodos como 3 semanas ou mais. Um exemplo clássico é a Dieta  Proteínas onde a quantidade de proteínas e substancialmente superior a dos outros nutrientes.

Dicas para uma alimentação saudável
Dicas para uma alimentação saudável

O mais correto e saudável é comer a quantidade certa de cada grupo alimentar. Uma boa quantidade de carboidratos, média de gorduras e reduzida de proteínas. Claro que essas quantidades devem ser alteradas de acordo com seu estilo de vida. Se você é daqueles que não larga a academia por nada, aumentar o consumo de proteínas é essencial para garantir a formação de massa magra.

Comer de 3 em 3 horas é o clássico mais importante de uma dieta. Pequenas porções de alimento em horários definidos regula o organismo e não te deixa passar fome. Se você comer muito pouco durante o dia com a intenção de perder peso, terá o efeito contrário. O corpo vai pensar que está passando por tempos difíceis e comida escassa. Então ele começa a poupar gorduras e carboidratos consumindo muito menos que o de costume então você vai demorar séculos para perder peso.

Invista em alimentos que contenham muita fibra. Além de regular o intestino, fazendo-o funcionar como um relógio, ela te dará sensação de saciedade por mais tempo. Uma boa dica para incrementar a alimentação com esse nutriente é, por exemplo, acrescentar aveia no almoço junto com o feijão e arroz como se fosse um tipo de farinha. Seu corpo agradece.

por Elaine Leite

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