Crossfit

Diminuidor de Gordura

Todos já sabem dos grandes benefícios que os exercícios físicos podem trazer não apenas para a saúde física, mas também para a psíquica. É por isso que ganhamos o nome de geração saúde (além de geração coca-cola, é claro). As pessoas estão se exercitando mais do que no tempo dos nossos pais e isso vai refletir na nossa terceira idade. Com essa grande procura, os profissionais tem procurado diversificar o meio criando novos tipos de exercícios além dos já comuns e bem conhecidos. Hoje vamos lhe apresentar o não tão comum, crossfit.

O que é crossfit?

Essa modalidade de exercícios físicos revolucionou a forma que as pessoas viam a atividade física. Se você for perguntar, grande parte das pessoas acham os exercícios repetitivos das academias insuportáveis e desmotivadores. Com o crossfit, essas pessoas puderam ter finalmente uma opção que não tinham: fazer exercícios de maneira dinâmica e de forma completamente inovadora.

crossfit

O crossfit é uma mistura de treino de força, condicionamento físico, aumenta a resistência, melhora a coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade. O primeiro local construído focado no crossfit foi em 1995 por um treinador norte-americano chamado Greg Glassman. Esse tipo de exercício começou a chamar a atenção do departamento de polícia da Califórnia e o treinador acabou sendo selecionado para realizar o treinamento de diversos oficiais de várias delegacias do país. Até o grupo especial SWAT entrou na dança.

Como são os exercícios do Crossfit?

Você chega na academia, pega a sua ficha e vai fazer o seu treino. Não é assim que funciona? Pois no crossfit a história é bem diferente. Como não há uma rotina para ser seguida, não há fichas prontas e muito dificilmente você vai fazer um exercício que já foi realizado. O treino do dia se divide, em basicamente, quatro etapas: aquecimento, técnica, treino e alongamento. Esses quatro passos levam em média entre 45 minutos até 1 hora.

exercicios-crossfit

Você pode encontrar até 3 grandes grupos de treinos, mas isso pode variar para cada lugar e treinador. Em um será determinado um exercício para que você faça de forma intensa em um curto intervalo de tempo. No outro você fará o máximo de séries que conseguir até acabar o tempo que foi determinado. E por fim, a série será realizada acrescentando cargas até o máximo que for suportável. O treino é bastante intenso como pode ver, mas vale a pena.

Se você ficou assustado com tudo isso, não precisa ficar. Um dos pontos positivos dessa modalidade de treino é que ela consegue se adaptar muito bem a qualquer pessoa. Não importa se você nunca fez um exercício na vida ou passou todos os anos dela praticando esportes e malhando na academia. Há um tipo específico de treino feito sob medida que vai progredindo com o tempo. Um ponto chave para fazer o crossfit dar certo é realizar todos os exercícios da maneira correta ou então você poderá adquirir uma lesão por esforço repetitivo, mais conhecida como LER.

por Elaine Leite

One thought on “Crossfit

  1. luciana magalhaes says:

    Olá Elaine!
    Muito boa sua definição sobre CrossFit!
    Gostaria de citar e usar seu texto no site de meu box e acrescentar alguns pontos como a necessidade de atenção do coach e as possibilidades de adaptação dos exercícios à quaisquer pessoas.
    Se possível agradecerei, senão parabéns pelo texto, suscinto e explicativo.
    Abraços,
    Luciana

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