Caminhada

Diminuidor de Gordura

Caminhar é um excelente exercício para o corpo e para mente. Reduz o estresse e a ansiedade e de quebra você ainda perde umas calorias extras e melhora o condicionamento cardiorrespiratório. Além disso, as atividades físicas, quaisquer que sejam, conseguem reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e VLDL) e aumentar o bom colesterol, também conhecido como HDL. Ela também reduz as chances de patologias articulares como artrose ou artrite e de doenças ósseas como a osteoporose.

Fazendo caminhada da maneira correta

A primeira coisa que se deve fazer é escolher a roupa certa para realizar o exercício. O melhor são as que proporcionem liberdade ao movimento do corpo como roupas largas ou que possuam grande elasticidade. Procure tecidos mais porosos para não impedir que o suor evapore causando micoses e eles devem ser finos e maleáveis. O tênis deve ser próprio para caminhadas, existem tênis específicos para cada modalidade de atividades físicas.

Benefícios da Caminhada
Benefícios da Caminhada

O alongamento não pode e nem deve ser negligenciado. Muitas pessoas pensam que é uma parte totalmente desnecessária, mas deve ser encarado como um ritual. O alongamento evita uma série de inúmeras lesões, pois ele prepara os músculos e as articulações para o movimento que está por vir. O correto é permanecer pelo menos 30 segundos em cada parte do corpo para um alongamento eficaz.

A forma de pisar

Você já observou como pisa no chão? Algumas pessoas pisam com a lateral do pé e são chamadas de geno varo e outras pisam com a região medial do pé e por isso são conhecidas como geno valgo. Se você não se qual é o seu tipo basta olhar qual o lado do seu calçado está mais gasto. Quase a totalidade das pessoas pisa de uma forma ou de outra e é preciso prestar atenção no momento da pisada para não ocasionar patologias como uma tendinite.

Não precisa ter pressa

No primeiro dia de caminhada muita gente vai com sede ao pote e já quer arriscar uma corrida. Tenha calma porque não é assim que o nosso corpo funciona. Se você já está sedentário há algum tempo não adianta querer fazer tudo de uma vez só. No primeiro dia procure ir com calma, faça uma caminhada de passadas constantes e tranquilas. Faça no máximo 30 minutos de caminhada e vá aumentando a quantidade de minutos aos poucos.

Os benefícios da caminhada

Veja agora alguns dos vários benefícios de se fazer caminhadas com frequência:

  • Melhora da circulação: realizar caminhadas durante 45 minutos todos os dias reduz a pressão arterial por até 24 horas. Como o fluxo de sangue aumenta durante o exercício os vasos sanguíneos precisam se dilatar e dessa forma reduzem a pressão sanguínea.
  • Melhor desempenho pulmonar: fazer caminhadas reduz a quantidade de impurezas no pulmão como a poeira. Assim, o acúmulo de muco como o catarro pode ser evitado e os brônquios ficam mais dilatados evitando inflamações nas vias aéreas.
  • Aumenta a disposição para as atividades do dia a dia: os exercícios físicos, inclusive as caminhadas, liberam um hormônio chamado de endorfina que é responsável pela sensação de bem estar que sentimos após a prática do exercício.

 

Realizar atividade física tem que ser algo para ficar na agenda do dia e não ser renegado ao tempo que sobra dele. Separe todos os dias pelo menos 1 hora para cuidar da sua saúde. Lembre-se da seguinte frase: se você não tem tempo para cuidar da sua saúde agora terá que arranjar tempo para cuidar da doença no futuro.

por Elaine Leite

Deixe uma resposta