Atividades Físicas para a Prevenção de Doenças

Diminuidor de Gordura

No tempo dos nossos pais e avós, o país enfrentava um grave problema que era a baixa expectativa de vida e, em média, as pessoas morriam com no máximo 60 anos. Hoje esse número melhorou bastante, mas apesar dos avanços tecnológicos para nos salvar de graves doenças, a hipertensão arterial é o que mais mata a população adulta. O problema é que controlar esse mal não está nas mãos da tecnologia.

Tempos modernos

Os tempos são outros e os alimentos também. Antigamente, o lanche da tarde eram frutas, hoje são biscoitos recheados e salgadinhos. O almoço era quase sempre feijão, arroz, carne e salada, hoje muitas pessoas substituem isso pelos fast foods por não ter tempo de ir em casa preparar uma refeição mais saudável. Enfim, as facilidades dos tempos modernos nos deixaram preguiçosos e sedentários. Como já dizia o finado e grande poeta Mário Quintana: a preguiça é a mãe do progresso.

atividades físicas para a prevenção de doenças
atividades físicas para a prevenção de doenças

O estresse do trabalho é outro grande problema. Não sabemos mais como coordenar a nossa própria vida, então o trabalho acaba fazendo isso por nós. Ele molda o nosso horário de comer, de dormir e não há espaço na agenda para cuidar de nós mesmos. Isso é o que você quer pensar! Afinal de contas, não há nada que não se faça com um pouco de esforço e dedicação. Tenho certeza de que se você quiser mesmo vai arranjar alguns minutos por dia para cuidar da sua saúde. Se não fizer isso, provavelmente vai precisar de muito mais tempo para cuidar da doença no futuro.

Os benefícios da atividade física

Já é um consenso: atividade física faz bem para a saúde física e mental. Ela é capaz não apenas de melhorar o seu humor, mas também de fazer com que toda a máquina orgânica trabalhe a todo o vapor. Ela consegue evitar doenças metabólicas e sem cura como o diabetes. Quanto maior o aumento de depósito de gordura na região abdominal maior será a resistência da insulina para conseguir metabolizar todo o açúcar circulante no organismo.

Problema com pressão alta são significativamente melhorados e podem chegar a inexistirem se além de práticas de exercícios for incluída também uma dieta saudável, livre de excessos e de alimentos industrializados. A osteoporose também é outra patologia que pode ser evitada desde muito cedo. Quando você se exercita, os tendões se tracionam junto aos ossos fazendo com que eles fiquem, progressivamente, mais resistentes e mais fortes.

Problemas emocionais também podem ser bastante amenizados se você se comprometer a cuidar de si. O estresse é já chamado de mal do século e com ele podemos também anexar a depressão e a ansiedade. Na verdade, para uma pessoa que já está nitidamente acima do peso e deseja emagrecer, essas duas últimas patologias podem ser um grande problema e se tornar uma verdadeira bola de neve. Quanto mais você come, mais engorda, mais triste e ansiosa fica e para aplacar as fortes emoções, a comida irá satisfazer liberando serotonina, até que todo o ciclo se inicie novamente.

Reverter Diabetes

Não deixe para depois o que pode ser feito agora. Todos nos preocupamos tanto com o futuro financeiro, fazendo poupanças, pagando previdência social e investindo em imóveis. Se você não começar a cuidar da sua saúde, talvez você não terá tanto tempo assim para aproveitar todo o investimento que foi realizado. Alimente-se de maneira equilibrada, ingerindo todos os grupos alimentares e vá ao médico para realizar exames de rotina.

por Elaine Leite

2 thoughts on “Atividades Físicas para a Prevenção de Doenças

  1. Pró-Saúde Tocantins says:

    O sedentarismo talvez seja um dos piores malefícios que as pessoas praticam com a própria saúde. Se movimentar pelo menos um pouco todos os dias ajuda, e muito, no bom funcionamento do organismo, aliado a uma alimentação equilibrada. Vamos nos mexer!

Deixe uma resposta