O futebol é o esporte mais popular do mundo e vem crescendo a cada dia, até mesmo em regiões onde há pouco ele era quase desconhecido. Nos Estados Unidos, já é o esporte mais praticado por crianças de ambos os sexos até os doze anos de idade. Ele é caracterizado pela realização de esforços de alta intensidade e curta duração, interpostos por períodos de menor intensidade e duração variável.

Aproximadamente 88% de uma partida de futebol envolvem atividades aeróbicas e os 12% restantes, atividades anaeróbias de alta intensidade. Por trabalhar com resistência e velocidade, ele é considerado mais completo que exercícios isolados.

Benefícios em se praticar o Futebol

Entre seus benefícios temos o fortalecimento das articulações, o desenvolvimento de coordenação motora e estimulação de células ósseas (osteogênese). Além disso, com frequência e intensidade adequadas à idade, a atividade melhora a capacidade de receber oxigênio, economiza o trabalho do coração e eleva a força e a massa muscular.

Todos esses fatores contribuem para redução da pressão arterial, regularização dos níveis de glicose no sangue e diminuição do peso e da gordura corporal, pois a perda calórica durante uma partida de futebol é grande. Assim, podemos perceber que pessoas que tem Diabetes, Hipertensão Arterial ou Sobrepeso/Obesidade obtém no esporte um excelente aliado na conquista de uma vida saudável.

Benefícios de se Praticar Futebol

Benefícios de se Praticar Futebol

Cuidados na prática do Futebol

Também devemos levar em consideração algumas orientações antes de começar a jogar futebol. Por ser um esporte de contato e de mudanças bruscas de posição, as chances de lesão por causa dos choques com outros jogadores são muito altas, bem como distensões musculares, rupturas ou inflamação no tendão e fraturas.

É importante expor que pessoas que se exercitam continuamente durante a semana, e não somente no fim de semana, têm menor possibilidade tanto de lesões quanto de sobrecarga cardíaca. Durante a semana outros exercícios podem ser realizados, como musculação (com ênfase em pernas, coxas e panturrilhas) e corrida. A frequência de exercícios físicos deve ser três vezes por semana, cerca de 30 minutos por dia.

Beba bastante líquido

A hidratação no futebol é fundamental, oferecer líquido perdido pela sudorese evita desidratação. É interessante que a ingestão de líquidos seja feita antes, durante e depois da partida. Nesse esporte, além das funções cardiovasculares e termorregulatórias, as funções motoras também desempenham um papel crucial. Se essas funções são afetadas com a desidratação, isso pode afetar muito o desempenho dos jogadores.

Resumindo, praticar esse esporte, além de ser saudável pode se tornar um bom hábito. É divertido e assim você nem vai ver o tempo passar, vai reduzir o seu nível de estresse, depressão e ansiedade e vai se encontrar com os amigos. Nunca se esqueça de pôr sempre a sua saúde em primeiro lugar e se amar acima de tudo.

por Elaine Leite

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