Os exercícios físicos são saudáveis em todas as fases da vida, e durante a gravidez são grandes aliados para a saúde física e mental das mulheres, veremos alguns exercícios para gestantes, seus benefícios, e muitas outras informações…

Benefícios da atividade física para gestantes

  • Preparar a musculatura para o peso extra;
  • Melhorar a postura;
  • Diminuir complicações;
  • Controlar o peso;
  • Melhorar o condicionamento físico;
  • Recuperação mais rápida no pós-parto;
  • Autoestima elevada;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Redução do estresse;
  • Bem estar físico, psicológico, social…

E os benefícios dos exercícios se estendem ao bebê, que receberá um maior fluxo sanguíneo, melhorando suas funções e prevenindo o excesso de peso do neném.

Atividade Física na Gravidez

Atividade Física na Gravidez

Qual exercício físico é indicado durante a gestação?

Não existe um tipo de exercício físico mais adequado, a gestante deverá levar em consideração seu gosto e preparo físico, fazendo uma atividade que lhe proporcione mais prazer.

Entre os exercícios para gestantes, podemos destacar algumas as atividades físicas preferidas pelas gestantes:

  • Caminhada
  • Hidroginástica e Natação
  • Yoga e Pilates
  • Alongamentos e Relaxamentos
  • Ginástica e Musculação adaptada
  • Dança

O tipo, as variações e a intensidade dos exercícios deverão ser adequados ao período da gestação.

A gestante que nunca praticou nenhum exercício físico deve iniciar com atividades mais leves, como a caminhada, hidroginástica e yoga. Quem já praticava alguma atividade, poderá continuar seguindo o programa habitual apenas adaptando à sua condição atual, ajustando o volume e intensidade de acordo com os meses da gravidez.

Cuidados durante a prática de atividades físicas de gestantes.

São necessários alguns cuidados especiais com a futura mamãe. A atividade física deverá ser iniciada após o terceiro mês de gravidez e somente deve ser realizada com autorização médica e sob orientação de um profissional de educação física.

Durante a prática de exercício físico devem-se evitar cargas excessivas, movimentos bruscos, riscos de traumas do abdominal e alterações exageradas da frequência cardíaca. É importante o uso de roupas leves e calçados adequados para um maior conforto, evitar altas temperaturas e sempre evitar a fadiga. Lembre-se de beber muita água.

Dieta para Grávidas

Dieta para gestantes

Dieta para gestantes

A alimentação é de grande importância nesta fase da mulher, para controlar seu peso e de seu bebê. A gestante deverá ter um acompanhamento nutricional adequado, para um melhor desenvolvimento fetal, seguindo suas necessidades específicas e individuais. Devidos às alterações fisiológicas que ocorrem durante a gravidez é necessários o uso de vitaminas e minerais para suprir a carência de nutrientes.

Contraindicações durante os exercícios para gestantes

Atenção!
A grávida deve interromper imediatamente a atividade física quando notar algum desses sintomas:

  • Dores
  • Sangramentos
  • Perda líquida
  • Tonturas
  • Mal-estar
  • Variação na pressão sanguínea

O exercício físico também pode ser também contraindicado em casos específicos de doenças, por isso é importante consultar um médico antes da prática.

por Elaine Leite

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