As crianças ao longo de seu desenvolvimento devem ser bastante ativas, para que tenha um crescimento saudável. Crianças que estabelecem padrões de vida saudáveis, com bons hábitos em uma idade jovem, terão seus benefícios por toda fase da sua vida.

Principais benefícios das atividades para crianças

  • Crescimento e desenvolvimento saudável
  • Melhor autoestima
  • Ossos, músculos e articulações mais fortes.
  • Melhor postura e equilíbrio
  • Um coração mais forte
  • A faixa de peso saudável
  • Melhor interação social com os amigos
  • Aprender novas habilidades enquanto se diverte
  • Melhor foco e concentração durante as aulas

As atividades têm que ser como brincadeiras para crianças. Os pais devem fornecer apoio e orientação sobre como começar a atividade física. Pergunte a eles se querem ser parte de uma equipe ou fazer uma atividade individual, se inscrever em uma aula ou fazer a sua atividade com um amigo ou membro da família.

As crianças precisam se sentir motivadas a desfrutar das suas atividades. Manter um registro das atividades pode ajudá-las a traçar seu progresso, enquanto elogios e recompensas para cada pequeno passo alcançado pode ajudar a mantê-los motivados.

Durante as atividades físicas, as crianças devem:

  • Incluir um aquecimento, como parte de cada sessão da atividade.
  • Beber água antes, durante e depois das atividades físicas.
  • Usar protetor solar, bonés e óculos de sol em dias mais quentes.
  • Usar o tamanho certo de equipamento de proteção
  • Começar em um nível que corresponda ao seu condicionamento físico atual.

E os benefícios das atividades físicas para crianças vão além do crescimento e desenvolvimento saudável

Atividades para Resistência de Crianças

Atividades para Resistência de Crianças

Atividades para Resistência de Crianças

Atividades de resistência ou aeróbicas – atividades que envolvam movimento contínuo de grandes grupos musculares – aumento da frequência cardíaca, acelerar o metabolismo, e gastar energia. Eles são importantes para o desenvolvimento de um coração e pulmões saudáveis.
Atividade de resistência pode ser muito divertida e não é obrigatório que sejam competitivas. Ajude seus filhos a escolher as atividades certas para eles.

Principais atividades para resistência para crianças

  • Futebol, basquete, vôlei, queimada;
  • Ciclismo, Patinação, skate;
  • Natação, dança, tênis, artes marciais;
  • Caminhada, corrida, pular corda, jogos em grupos, etc.

Atividades para Flexibilidade de Crianças

Atividades para Flexibilidade de crianças

Atividades para Flexibilidade de crianças

Atividades que estimulam as crianças a dobrar, esticar e alcançar promove a flexibilidade. Ter flexibilidade adequada permite que as crianças participem de atividades diárias, sem dor ou restrição dos seus músculos ou articulações.
Ser flexível promove a boa postura, reduz a rigidez e dores musculares, aumenta o relaxamento e minimiza o risco de lesões.

Principais Atividades para Flexibilidade de Crianças

  • Jogo ativo em um playground;
  • Cavar no jardim ou na praia, varrer folhas;
  • Ginástica, dança, parede de escalada;
  • Yoga, saltos, alongamento durante brincadeiras, etc.

Atividades para Força de Crianças

Trabalhando contra uma resistência ajuda as crianças a construir músculos mais fortes. Força muscular adequada permite que as crianças possam lidar com as exigências da vida diária sem estresse excessivo em suas articulações e músculos.
Atividades que desenvolvam a força promove os ossos fortes, músculos e boa postura, melhora a capacidade de levantar objetos de manobras e os obstáculos e aumentar o crescimento e desenvolvimento saudável.

Atividades para Força de criança

Atividades para Força de criança

Exemplos de atividades de força para crianças

  • Levantar e carregar coisas como mantimentos, lixo e resíduos de jardim.
  • Subir escadas
  • Ginástica
  • Atividades Playground: barras de macaco, subir escadas, postes de escala
  • Calistênicos usando seu próprio peso corporal como exercícios de musculação de resistência ou supervisionado utilizando tubos, bandas e pesos de mão.

por Elaine Leite

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