A atividade física na terceira idade tem sido considerada um importante componente de um estilo de vida saudável, devido particularmente a sua associação com diversos benefícios para a saúde física e mental.

Expectativa de vida

A população está crescendo no Brasil e no mundo. Com o aumento da expectativa de vida, houve crescimento da população de pessoas de maior idade que estão sentindo a necessidade de seguir um programa adequado de atividades físicas para a manutenção da saúde.

Exercícios na melhor idade

O exercício físico é benéfico em todas as idades, auxiliando sempre na manutenção saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Com o tempo, tem-se uma perda significativa, de todas as capacidades motoras, tais como: Flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, força, além de uma grande perda da massa muscular e óssea resultando assim em um aumento da gordura corporal.

A atividade física na terceira idade entra como um elemento indispensável, para retardar o processo de envelhecimento.

Benefícios dos exercícios para a 3ª idade

  • Autonomia e bem-estar;
  • Aumento da massa muscular e óssea;
  • Redução adiposa;
  • Estimulo ao metabolismo;
  • Combate ao processo inflamatório;
  • Melhora das capacidades funcionais;
  • Bem-estar físico e psicológico;
  • Estimula aspectos cognitivos (atenção, memoria e percepção);
  • Redução de doenças…

E aprimoramento das qualidades que permitem realizar conforto, e independência nas atividades diárias…

Além de proporcionar um melhor convívio social, melhor interação para desenvolver atividades culturais e recreativas e envolvimentos em projetos para idosos potencializando assim um envelhecimento ativo!

Exercícios para Idosos

A atividade física escolhida deverá ser a que lhe de mais prazer e satisfação, e deverá ser incluída em sua rotina diária, e praticada com regularidade, os exercícios devem ser iniciados após uma avaliação médica e deve ser acompanhado por um profissional de educação física.

As atividades deverão ser praticadas com roupas confortáveis, calçados adequados, em academias, clubes, ao ar livre e dentro do limite individual de cada um.

Exemplos de atividade física na 3a idade:

  • Alongamentos
  • Dança
  • Aeróbico de baixo impacto (Bike, esteira)
  • Musculação especializada
  • Yoga
  • Pilates
  • Caminhadas
  • Atividades Lúdicas e recreativas
  • Ginástica geral.

Importância do alongamento para Idosos

Os alongamentos são de suma importância, para prevenção de lesões, e para o ganho de amplitudes dos idosos. Devendo ser priorizados durante o programa de exercícios.

O alongamento praticado regularmente traz muitos benefícios e bem-estar! Seu corpo agradece!

 Alimentação para Idosos

Mudanças fisiológicas provocadas pelo envelhecimento, faz com que os idosos, tenham alterações em seu estado de nutrição, e aliado ao exercício, faz se necessária uma dieta e nutrição adequada e especifica para esse grupo.

Algumas dicas para uma boa alimentação

  • Diminuir o consumo de sal e açúcar.
  • Ingerir bastante água
  • Mastigar bem os alimentos
  • Fracionar as refeições
  • Evitar alimentos refinados
  • Ingerir frutas, legumes e verduras…

É importante ressaltar a importância da realização de exames, para controles nutricionais, e de ordem fisiológicas, tais como diabetes, colesterol, triglicérides, tireóide, hormonais, doenças cardíacas…

A vida longa e saudável é uma conquista que está cada vez sendo alcançada por pessoas que cuidam da saúde por “inteiro”.

Fazendo escolhas saudáveis, os idosos, terão uma velhice confortável!

por Elaine Leite

17 thoughts on “Atividade Física na Terceira Idade

  1. celia parra says:

    adorei esta pesquisa acho que toda instituição para idosos deveriam ter um planejamento sobre atividades físicas,afastando assim o sentimento de impotencialidade.

    • Elaine Leite says:

      Olá Tainara!! Obrigada por visitar nosso site!! Respondendo sua pergunta redução adiposa é sim redução de gordura! A famosa gordura é chamada de tecido adiposo que além de armazenar energia tem outras funções essenciais em nosso organismo, só que em excesso é muito prejudicial.

  2. francisco says:

    oi
    li a pagina e aconselhamentos de vcs…….tenho 58anos e gostaria de saber se 15 minutos de exercicios 3 vezes ao dia (com aquecimento-agachamento-apoio e um pouco de peso…..é aconselhavel???l….ou é muito……..é pouco.??????

Deixe uma resposta